quinta-feira, 4 de abril de 2013

Pesquisa de Campo


Professores e alunos da Escola de Educação Básica São Miguel realizam estudo do espaço agrário regional numa proposta coletiva de aprendizagem

Nos dias 26 e 27 de março, os alunos da oitava série, turmas 01, 02, 03 e 04 da Escola de Educação Básica São Miguel, de São Miguel do Oeste – SC, acompanhados pelos seus professores realizaram uma saída à campo com o objetivo de despertar o interesse para a percepção e observação da realidade que os rodeia. Orientados por seus mestres os estudantes puderam conhecer parte do espaço rural do território dos municípios de São Miguel do Oeste e de Bandeirante - SC.
A visita serviu para que os alunos observassem a diferença que existe entre o meio urbano e o rural, e junto ao meio rural puderam perceber as formas variadas e os diferentes métodos utilizados para desenvolver a atividade agropecuária. Na oportunidade visitaram a propriedade de Fiorindo e Semerinda Azzolini Mayer que utiliza a tecnologia com base na cultura camponesa e de Nelson e Terezinha Grazziola que desenvolve a produção por meio da tecnologia moderna, mais voltada ao agronegócio. O estudo foi realizado utilizando a investigação geográfica por meio dos cinco sentidos sensoriais: audição, olfato, tato, visão e paladar.
Além dos professores, o estudo do meio contou com a participação do extensionista da EPAGRI José Clóvis Moreira e do soldado da Políca Ambiental Gilberto Pilla. Ambos contribuíram significativamente com suas manifestações esclarecedoras sobre a realidade. Trabalhos dessa natureza permitem que a Escola desenvolva suas atividades de maneira integrada com a comunidade escolar e com novos agentes e atores sociais.
O depoimento de alguns alunos testemunha a importância de se realizar saídas à campo para estudar o meio rural. Para o estudante Waldir Scandolara Júnior “Ao sair para conhecer as propriedades rurais nos ajudou a compreender a teoria que estudamos em sala de aula, tornando o estudo mais agradável.”  Na opinião de Sabrina Lucion “Foi um excelente aprendizado para toda a classe, pois aprendemos diferentes modos utilizados pelos agricultores para realizar a atividade agropecuária. Isso nos auxilia a ter um ponto de vista mais real sobre o espaço agrário.

Segundo o professor Antônio Carlos Moreira, os resultados obtidos com a saída à campo contribuirão para que os professores da Escola, juntamente com os alunos, construam um Projeto Coletivo de Aprendizagem com propostas pedagógicas que envolvam todas as áreas do conhecimento e a participação constante dos estudantes. Com isso, segundo ele, será possível superar o individualismo pedagógico e praticar experiências de trocas de saberes, vinculando a realidade do território regional com os conteúdos programáticos do currículo escolar.








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