Professores
e alunos da Escola de Educação Básica São Miguel realizam estudo do espaço
agrário regional numa proposta coletiva de aprendizagem
Nos
dias 26 e 27 de março, os alunos da oitava série, turmas 01, 02, 03 e 04 da
Escola de Educação Básica São Miguel, de São Miguel do Oeste – SC, acompanhados
pelos seus professores realizaram uma saída à campo com o objetivo de despertar
o interesse para a percepção e observação da realidade que os rodeia.
Orientados por seus mestres os estudantes puderam conhecer parte do espaço
rural do território dos municípios de São Miguel do Oeste e de Bandeirante -
SC.
A
visita serviu para que os alunos observassem a diferença que existe entre o
meio urbano e o rural, e junto ao meio rural puderam perceber as formas variadas
e os diferentes métodos utilizados para desenvolver a atividade agropecuária.
Na oportunidade visitaram a propriedade de Fiorindo e Semerinda Azzolini Mayer
que utiliza a tecnologia com base na cultura camponesa e de Nelson e Terezinha
Grazziola que desenvolve a produção por meio da tecnologia moderna, mais
voltada ao agronegócio. O estudo foi realizado utilizando a investigação
geográfica por meio dos cinco sentidos sensoriais: audição, olfato, tato, visão
e paladar.
Além
dos professores, o estudo do meio contou com a participação do extensionista da
EPAGRI José Clóvis Moreira e do soldado da Políca Ambiental Gilberto Pilla.
Ambos contribuíram significativamente com suas manifestações esclarecedoras
sobre a realidade. Trabalhos dessa natureza permitem que a Escola desenvolva
suas atividades de maneira integrada com a comunidade escolar e com novos
agentes e atores sociais.
O
depoimento de alguns alunos testemunha a importância de se realizar saídas à
campo para estudar o meio rural. Para o estudante Waldir Scandolara Júnior “Ao sair para conhecer as propriedades
rurais nos ajudou a compreender a teoria que estudamos em sala de aula,
tornando o estudo mais agradável.” Na opinião de Sabrina Lucion “Foi um excelente aprendizado para toda a
classe, pois aprendemos diferentes modos utilizados pelos agricultores para
realizar a atividade agropecuária. Isso nos auxilia a ter um ponto de vista
mais real sobre o espaço agrário.”
Segundo o professor Antônio Carlos Moreira, os
resultados obtidos com a saída à campo contribuirão para que os professores da
Escola, juntamente com os alunos, construam um Projeto Coletivo de Aprendizagem
com propostas pedagógicas que envolvam todas as áreas do conhecimento e a
participação constante dos estudantes. Com isso, segundo ele, será possível
superar o individualismo pedagógico e praticar experiências de trocas de
saberes, vinculando a realidade do território regional com os conteúdos
programáticos do currículo escolar.
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