TURMAS:
4º E 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL- ANOS INICIAIS
Conviver
com a paz é o que todos queremos, porém promover a paz é uma constância diária.
Dessa forma procuramos sensibilizar a comunidade escolar e familiar a
perceberem que somente partindo da ação de cada ser humano, por meio de atitudes que
promovam a paz, pode haver transformação no mundo em que vivemos. Desse modo a
partir do nosso cotidiano na escola e do cotidiano do outro provocamos várias
reflexões com os nossos educandos, permitindo os mesmos várias leituras
relacionadas com a sociedade e mundo.
O projeto: A paz no mundo e na educação começa
por mim, vem desvelar nossa essência como educador, educando ser humano no
contexto educativo, a continuação da formação do aluno integral e crítico
perante uma sociedade que demonstra cada vez mais oportunidades afetivas,
desejos, consumos, culto ao corpo, produção de lixo, virtualidade e a
violência.
Todas as atividades do projeto foram para
provocar mudanças de atitudes, pois partimos do nosso cotidiano escolar,
observando a reforma da nossa escola, as mudanças muitas vezes não bem aceitas,
mas provocando um olhar diferenciado de que toda desordem gera uma nova ordem
no ambiente escolar e também no mundo, refletindo a partir das observações
realizadas na obra, promovendo vários questionamentos na escola e no ambiente
familiar. Abordamos algumas questões no decorrer do projeto. A escola me
proporciona paz? Quais são os cuidados que eu tenho no meu ambiente sala de
aula? Só uma escola bonita promove a paz? Quem sou eu para dizer que o outro é
responsável pelo meu lixo e ambiente que eu ocupo na escola e sociedade? Será
que a minha atitude influencia no mundo? Quais são os cuidados para não
praticar violência no mundo? A virtualidade gera violência? Meus desejos são
direitos? Eu preservo e cuido a natureza?
Percebemos a relevância do projeto para as
séries iniciais, pois nesta fase de desenvolvimento as crianças desenvolvem um
gosto estético de ser e também de simbolizar muitas coisas. No entanto o
cuidado nas linguagens utilizadas foi para proporcionar saberes através da
contextualização e prática, pois nessa fase demonstram curiosidade e autoestima
nas pesquisas, se mostrando grandes descobridores. A culminância do projeto
aconteceu dia 08/10/14 com a CIRANDA DA PAZ.
Parabéns professoras Patrícia, Gracieli e
Clarice.






.jpg)





Nenhum comentário:
Postar um comentário