terça-feira, 28 de outubro de 2014

PROJETO DA PAZ: A PAZ NO MUNDO E NA EDUCAÇÃO COMEÇA POR MIM

TURMAS: 4º E 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL- ANOS INICIAIS

Conviver com a paz é o que todos queremos, porém promover a paz é uma constância diária. Dessa forma procuramos sensibilizar a comunidade escolar e familiar a perceberem que somente partindo da ação de cada ser humano, por meio de atitudes que promovam a paz, pode haver transformação no mundo em que vivemos. Desse modo a partir do nosso cotidiano na escola e do cotidiano do outro provocamos várias reflexões com os nossos educandos, permitindo os mesmos várias leituras relacionadas com a sociedade e mundo.
O projeto: A paz no mundo e na educação começa por mim, vem desvelar nossa essência como educador, educando ser humano no contexto educativo, a continuação da formação do aluno integral e crítico perante uma sociedade que demonstra cada vez mais oportunidades afetivas, desejos, consumos, culto ao corpo, produção de lixo, virtualidade e a violência.
Todas as atividades do projeto foram para provocar mudanças de atitudes, pois partimos do nosso cotidiano escolar, observando a reforma da nossa escola, as mudanças muitas vezes não bem aceitas, mas provocando um olhar diferenciado de que toda desordem gera uma nova ordem no ambiente escolar e também no mundo, refletindo a partir das observações realizadas na obra, promovendo vários questionamentos na escola e no ambiente familiar. Abordamos algumas questões no decorrer do projeto. A escola me proporciona paz? Quais são os cuidados que eu tenho no meu ambiente sala de aula? Só uma escola bonita promove a paz? Quem sou eu para dizer que o outro é responsável pelo meu lixo e ambiente que eu ocupo na escola e sociedade? Será que a minha atitude influencia no mundo? Quais são os cuidados para não praticar violência no mundo? A virtualidade gera violência? Meus desejos são direitos? Eu preservo e cuido a natureza?
Percebemos a relevância do projeto para as séries iniciais, pois nesta fase de desenvolvimento as crianças desenvolvem um gosto estético de ser e também de simbolizar muitas coisas. No entanto o cuidado nas linguagens utilizadas foi para proporcionar saberes através da contextualização e prática, pois nessa fase demonstram curiosidade e autoestima nas pesquisas, se mostrando grandes descobridores. A culminância do projeto aconteceu dia 08/10/14 com a CIRANDA DA PAZ.


Parabéns professoras Patrícia, Gracieli e Clarice.

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário