quinta-feira, 30 de abril de 2015

FORMAÇÃO CONTINUADA - ESTUDO DA PROPOSTA CURRICULAR DE SANTA CATARINA

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ESTADO DA SANTA CATARINA
LOGO ESCOLA.jpgSECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA SÃO MIGUEL
RUA LA SALLE, 1824 – CENTRO
Fone: 49-3631-3271  
SÃO MIGUEL DO OESTE – SC 
                                                                                               
PROPOSTA CURRICULAR DE SANTA CATARINA
REORGANIZAÇÃO CURRICULAR




EDUCAÇÃO  BÁSICA E FORMAÇÃO INTEGRAL


A educação integral tem que ser compreendida como uma estratégia de formação integral do ser humano, que coloca em destaque o papel que tem a educação no seu desenvolvimento integral. Isto é, a educação integral considera o sujeito em sua condição multidimensional e se desenvolve a partir desta compreensão. Seu objetivo, portanto, é o de formar e desenvolver o ser humano de maneira integral e não apenas propiciar o acúmulo de informação.
Por sua vez, a educação integral no ambiente escolar parte do princípio de que a escola deve se voltar para a formação dos cidadãos e cidadãs, e que a prática pedagógica priorize a construção de valores e possibilite a convivência em uma sociedade democrática. Além disso, a educação integral deve se basear na vivência e nas experiências cotidianas. Dessa forma, a educação visaria à formação e ao desenvolvimento humano global e não apenas ao acúmulo informacional, o contrário do que existe hoje, pois a estrutura escolar e seus conteúdos continuam privilegiando o saber voltado à instrução.
Desse modo o currículo deve se adaptar para o percurso formativo do ser humano, a proposta curricular orienta os interesses e as necessidades dos mesmos para a formação integral, preparando-os para a sociedade contemporânea.
Essa dinâmica proporcionada pelo currículo no contexto educativo demonstra que cada sujeito traz sua bagagem sociocultural e aos poucos vai agregando no decorrer da aprendizagem, rompendo o vínculo genético, constituindo e se reafirmando através do autoconhecimento de modo singular. Dessa forma o currículo se orienta por interesses e necessidade de todos os sujeitos. Que ao entrar em contato com as diversas linguagens cientificas, artísticas e  linguagens culturais presentes na sociedade, o sujeito foca sua atenção na formação humana integral e lhe permitindo uma visão de mundo.
Porém, devemos lembrar que não cabe só a escola a formação integral do ser humano, o acesso a saúde, esporte e cultura tem grande importância. Não se trata de um projeto escolar mas sim de um trabalho coletivo integrado com objetivo de formar um ser com autonomia, liberdade, que ele seja produto e produtor da cultura, seja capaz de se relacionar socialmente e com a natureza e que através dessas relações ele consiga agregar saberes que o torne sujeito de humanizações.
A função básica da escola é garantir a aprendizagem de conhecimentos,mostrar caminhos,desenvolver  habilidades e valores necessários à socialização do indivíduo,além de formar cidadãos críticos,reflexivos,autônomos,com consciência de direitos e deveres,que sejam capazes  de compreender a realidade na qual estão inseridos e aptos a construir uma sociedade mais justa.
Dialogar com as diferentes formas do conhecimento exige pensar em estratégias metodológicas que permitam aos estudantes da Educação Básica desenvolver formas do pensamento que lhes possibilitem a apropriação, a compreensão e a produção de novos conhecimentos. Tais estratégias nos remetem á compreensão da atividade orientadora de ensino.
O professor é o organizador da atividade e por isso sabe o que está em jogo no espaço da sala de aula: os conceitos e o conteúdos que permitem sua apropriação, as principais dificuldades em apreender, as respostas que indicam se o conteúdo está sendo aprendido ou não, e as ações necessárias para redirecionar a busca de um nível mais avançado de conhecimento.
Os conceitos científicos, sistematizados, elaborados criam condições para saltos qualitativos, se antecipando ao desenvolvimento dos sujeitos. Por isso é importante a ação pedagógica utilizando atividades que ajude o educando a desenvolver a análise e a generalização buscando a atenção voluntária e memória lógica podendo assim se intelectualizar.

O texto foi baseado nos diálogos e debates realizados na capacitação dos dias 04, 05 e 06 de Fevereiro/2015.

Co-autores: Professores presentes na capacitação: Saionara Perottoni ; Marilva Maziero; Vanilse Gava Rodrigues; Marcelo Teixeira; Paulinho Araujo; Liani Sehnem; Janete Palú; Abele Marcos Casarotto; Isete Carmen Lourenço; Stelamar Carra Manto; Roseli Gava Barp; Cristiane Vizentin; Edelba Andarde; Maiquélin Hartmann, Nilma Lutz; Rejane Reolon; Daiane Todescatto; Delcimar Filipin; Clarice Gallina; Eliane Bonho; Cleusa Marchezan; Ivo Lauro Dill; Lucia Muller; Airton Grassionli; Marinês Schons; João Carlos Hanauer; Greyce Camila Colle; Neila Zimmermman. 


                             

4 comentários:

  1. Sendo a Proposta Curricular a diretriz educacional do Estado de Santa Catarina é importante que seja estudada e discutida em grupo na escola,sendo aplicada por toda comunidade escolar.
    Parabéns pelo estudo realizado e atividades desenvolvidas por este grupo.

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  2. Sendo a Proposta Curricular a diretriz educacional do Estado de Santa Catarina é importante que seja estudada e discutida em grupo na escola,sendo aplicada por toda comunidade escolar.
    Parabéns pelo estudo realizado e atividades desenvolvidas por este grupo.

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  3. "A simplicidade é o ultimo degrau da sabedoria". ( Khalil Gibran)

    Parabéns ao grupo.

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