segunda-feira, 26 de outubro de 2015

CONVERSA SOBRE O ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado pelo Governo Federal em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes, ao final da educação básica. Dessa forma, ele serviria como um instrumento capaz de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino no país, ao diagnosticar as deficiências do ensino escolar. Em sua primeira edição, a avaliação contou com mais de 157 mil inscritos, mas, incentivada pela isenção da taxa de inscrição para estudantes da rede pública e o apoio das Secretarias Estaduais de Educação, das instituições de Ensino Médio e das de Ensino Superior, ela obteve, pouco a pouco, maior abrangência.
Esses números refletem a importância que a avaliação conquistou em sua trajetória, sobretudo, por já não se configurar mais apenas como um sistema de autoavaliação, mas, principalmente, como forma de ingresso no Ensino Superior e como pré-requisito para se vivenciar uma série de oportunidades, durante a vida universitária. Esses aspectos sobre o Enem foram salientados por Juliana Ribeiro Taborda, durante uma conversa com os alunos do 2ª e 3ª Série do Ensino Médio. 
Além de enumerar as situações nas quais o ingresso na graduação está atrelado ao resultado obtido na avaliação, Juliana ainda apontou os benefícios que os alunos conquistam com boas notas no Enem. Além da possibilidade de contrair o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) – que financia a graduação de estudantes matriculados em instituições não gratuitas, tendo a nota mínima de 450 pontos como pré-requisito -, bolsas de iniciação científica, participação em projetos de pesquisa e, inclusive, intercâmbio estudantil, como o Ciências Sem Fronteiras, dependem de um bom resultado no Exame Nacional do Ensino Médio.


 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário